segunda-feira, 28 de maio de 2012

"A literatura nutre a alma e a consola." (Voltaire)

Como bem disse Voltaire, a literatura nutre a alma... ler é um ato ao qual nós humanos, deveríamos nos familiarizar desde pequenos. Mães e pais muitas vezes fazem seu papel de introduzir a leitura no cotidiano do filho, sem claro, querer fazer do menino um jovem prodígio aos 11 anos, mas sim entregando-lhe livros de acordo com sua idade. O benefício de tudo isso é que a criança, além de conhecer novas palavras, vai sendo preparada  (mesmo que inconscientemente) para o futuro. Eu tive um interesse por livros desde pequena, e isso foi natural e inesperado, eu pedia pros meus pais comprarem livros pra mim, e hoje obviamente, uma das minhas atividades preferidas é ler. Sinto a enorme diferença que o hábito da leitura fez em mim, hoje conheço muitas palavras que enriqueceram meu vocabulário, escrevo com mais facilidade, e sei meu expressar mais claramente. Escrever sobre leitura, clama por um apelo social, mas não é essa a intenção, visto que se fosse listar os problemas pelos quais a sociedade não vai pra frente, com certeza a leitura não seria a mais culpada. Entretanto, há um ponto que deve ser salientado na minha opinião, é a questão do difícil acesso que os jovens por ventura interessados na literatura, seja porque viram na internet, ou na escola, ou até mesmo na tv (a novela das 9 da TV Globo, acreditem se quiser, andou algum tempo atrás citando alguns clássicos da literatura, como Madame Bovary, por exemplo) encontram. Os livros são realmente caros, alguns com preços absurdos. Eu sempre reflito, pessoas que moram em lugares com condições precárias, que estudam em redes públicas de ensino, têm a mínima condição de ter acesso à esses livros? Tudo bem, a internet agora está substituindo quase tudo, mas será que essa pessoa não preferia ter um livro em suas mãos à um monte de palavras na tela de um computador? Até quando os livros em pontos de ônibus são opções eficazes em um complemento tão importante na vida de alguém? Será que eles voltam em boas condições? Será que voltam? Infelizmente, é uma realidade...o que deveria ser prazeroso para todos, está concentrado (assim como outras coisas) nas mãos da minoria.






Bruna



2 comentários:

  1. Verdade. Os livros são grandes “armas” contra a opressão, desigualdade, e qualquer injustiça se bem empregados. Bem empregados, porque podem ser também alienantes. Eu acredito ainda que o acesso existe, falta o interesse, o incentivo. É de grande desafio competir com toda a gama de informação que é proporcionada pela TV, internet, revistas... Mas também questiono o que difere chamar de literatura, o que vemos no 'twitter', 'facebook' ou 'blogs' dos livros? Clássicos sempre serão clássicos, não vale discutir, mas fica valendo a questão sobre literatura.

    ResponderExcluir