terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A inspiração

" Um dia de cada vez, que é pra não perder as boas surpresas da vida."


Assim disse a grande escritora Clarice Lispector. Porém suas frases e livros nem sempre foram tão fáceis de serem entendidos por todos. Com um jeito irreverente e próprio de escrever,Clarice Lispector saía de amada para odiada por leitores em uma rapidez estupenda. É muito verdade que sua forma de traduzir seus sentimentos por meio de palavras se distingue totalmente de escritores que vieram antes e depois dela. Eu,particularmente sou fã de suas obras,e me baseio muito nas coisas que escreveu,procurando aprender em seus devaneios psicológicos e introspectivos. Se está pensando que quero ser escritora,ou ainda que meu estado mental se assemelha ao da própria Clarice no fim de sua carreira (sim,ela ficou louca!),são pensamentos plausíveis,mas não encontro veracidade nos mesmos. Apenas procuro me achar em suas frases e obras. Aliás,acho que era esse o objetivo de Clarice Lispector quando escreveu livros e contos em sua maioria de difícil compreensão,ela queria que todos se lembrassem dela depois de algum tempo,que suas frases não caíssem no esquecimento,e que fosse reverenciada (por poucos que seja). Queria que o leitor se entregasse à meditação,e é exatamente o que tento fazer. Para mim (e para muitos),Clarice Lispector é algo estranho e ao mesmo tempo fascinante,que prende a atenção de maneira que não consegue mais fugir até que encontre o desfecho. Assim são muitas coisas na vida,não podemos deixar inacabadas,e no final é essa a relação que eu buscava. As obras de Clarice Lispector são portas que são abertas a cada página que é passada,e na vida,cada passo pode ser um novo começo,uma nova porta que se abre. A forma como Clarice mudou o jeito clássico da literatura,me deixa intrigada e inspirada,numa conversa ao entardecer.


                                                                       
                                                                    


  Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário